Bem Vindo ao Blogg onde a Educação será sempre a prioridade.

A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.


Paulo Freire


20 de set. de 2011

eProinfo MEC - TIC

Aluna:Sônia Stucki Alves
Tutora:Marilu
sonia_ativ 1_1:"Quem sou como professor e aprendiz?"
                   Sou professora de Geografia e,nesse momento levo-me a refletir sobre a prática docente e o processo irreversível de mudança de paradigma pedagógico,no qual me coloco como aprendiz.
                   Os avanços tecnológicos estão acontecendo e exigem cada vez mais de pessoas que saibam pensar,que realmente aprendam e que construam seu próprio conhecimento.
                   A Geografia é uma disciplina envolvente,desafiadora,que instiga a curiosidade dos alunos,e ,quando eles tem a oportunidade de interagir o conhecimento com as informações das novas mídias,criam um sentido a mais no conhecimento,falam com mais propriedade,com mais segurança sobre determinado assunto.
                    O uso do computador inserido nas práticas pedagógicas é interessante,mas não é um processo fácil.Há muitos limites a serem superados e acredito que tende a tornar-se muito sisgnificatico desde que bem planejado.
                    Estou mudando minhas formas de ensinar e tenho boas perspectivas quanto às novas concepções que estimulem mais situações de aprendizagem,tanto a dos alunos como a minha.

18 de set. de 2011


Quarta-feira, 10 de Maio de 2006
O Deserto do Saara

O Deserto do Saara e a Cordilheira do Atlas

O Deserto do Saara e a Cordilheira do Atlas
 
O Deserto do Saara é o segundo maior deserto do mundo (perdendo apenas para a Antárctica), localizado no Norte de África, com uma área total de 9 065 000 km2, sendo apenas um pouco menor que a Europa (10 400 000 km2). O nome Saara é uma transliteração do árabe, que por sua vez é a tradução da palavra tuaregue tenere (deserto). Vivem cerca de 2,5 milhões na área do Saara, distribuídas pela Mauritânia, Marrocos, Líbia, Egipto, Mali, Níger, Argélia, Tunísia, Sudão e Chade.

As fronteiras do Saara são: o Oceano Atlântico a oeste, a Cordilheira do Atlas e o Mar Mediterrâneo a norte, o Mar Vermelho a leste e o vale do Rio Níger a sul.

O Saara divide o continente africano em duas partes, a África do Norte e a Sub-Saariana . A fronteira saariana ao sul é marcada por uma faixa semi-árida de savana chamada Sahel, e ao sul de Sahel encontra-se o Sudão.

Os humanos viveram na extremidade do deserto quase 500 mil anos. Durante a última glaciação, o deserto do Saara foi mais húmido (como o Leste africano) do que é agora. Fósseis de dinossauros foram encontrados ali. O Saara moderno, geralmente, é isento de vegetação excepto no vale do Nilo, poucos oásis e algumas montanhas dispersas.

A Cordilheira do Atlas é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2400 km através do Marrocos, da Argélia e da Tunísia, e ainda inclui Gibraltar. O pico mais alto é o Jbel Toubkal, com 4167 m, localizado no sul do Marrocos. As montanhas do Atlas separam as margens do mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico do deserto do Saara. A população dessas montanhas é constituída principalmente de Berberes no Marrocos e de Árabes na Argélia.

Como a América do Norte, a Europa e a África formavam um super-continente há milhões de anos, acredita-se que a Cordilheira do Atlas se tenha formado como parte de orogénese Allegheniana (orogénese é um processo de movimentação horizontal das placas tectónicas e o principal agente formador do relevo terrestre). Essas montanhas formaram-se quando a África e a América colidiram, e foram uma cordilheira muito mais alta do que o Himalaia de hoje. Actualmente, os resquícios desta cadeia podem ser vistos na Fall line, no leste dos Estados Unidos da América. Algumas reminiscências ainda podem ser encontradas nos Apalaches, formados mais tarde, na América do Norte. As montanhas da Sierra Nevada, na Espanha, também foram formadas nessa colisão continental.

As montanhas estão divididas entre o Grande Atlas do Marrocos, o Tell Atlas, mais baixo, que se estende ao longo da costa e o Largo Atlas Saarense, que se estende para o sul.

Como se forma um Tsunami

1. A abertura causada pelo tremor no leito do mar empurra a água para cima, dando início à onda.
2. A onda gigante então se move nas profundezas do oceano em altíssima velocidade.
3. Na medida em que se aproxima da terra, a onda perde velocidade, no entanto fica mais alta.
4. A onda então avança por terra, arrasando tudo em seu caminho.

Planeta Terra visto por satelite